Atlas.... E não é o livro de geografia!
NOT GEOGRAPHY BOOK:
Atlas possuía um corpo desproporcionalmente maior relacionado aos outros homens.
Bem acho que muitos sabem que os titãs que resistiram à revolta de Zeus, com a vitória do mesmo, os titãs foram punidos, e Atlas recebeu um castigo especial. Ao invés de ser atirado no Tártaro, ele foi designado para sustentar o céu e seu nome passou a significar “portador” ou “sofredor”. Ele passou a morar no extremo ocidental do mundo no país das Hespérides (as ninfas do poente).
Nas terras das Hespérides, Ninfas do Poente, estavam plantadas as maçãs de ouro, que tinham sido o presente de casamento, oferecido pela Terra, nas bodas de Zeus e Hera. A deusa as plantara no jardim dos deuses e, para proteger a árvore e os frutos, deixara sob a guarda de um dragão de cem cabeças e das três ninfas do Poente.
Hércules em seus 12 trabalhos fora incumbido de trazer as maçãs de ouro, porém soube que somente Atlas conseguiria colhê-las. Hércules se propôs a segurar o céu enquanto Atlas colhia as maçãs e ele esperava entregar pessoalmente a Eristeu. Porém, Hércules o enganou, pedindo-lhe para voltar a segurar o céu enquanto ele guardava as maçãs, e fugiu. Por esse motivo, foram construidos os pilares de Hércules e Atlas foi libertado do seu fardo, e se tornou o guardião dos Pilares de Hércules, sobre os quais os céus foram colocados, e que também eram a passagem para Atlândida (lugar cujo Atlas foi o primeiro rei).
Conta outra versão que, Atlas era rico em rebanhos e não tinha nem vizinho nem rival que lhes disputasse os domínios, e que seu maior orgulho era os jardins, cujo frutos eram de ouro, que pendiam de ramos dourados, recobertos em partes com folhas douradas. E um dia Perseu chegou ao extremo ocidente, após matar a medusa, e pediu abrigo ao Titã se apresentando, mas Atlas recordou de uma antiga profecia, segundo a qual um dia, um filho de Zeus lhe roubaria as maçãs de ouro, e Perseu havia acabado de falar que era filho de Zeus. Atlas o expulsou, Perseu irritado virou sua cabeça e mostrou a cabeça da górgona. Atlas e seu corpo se transformaram em pedra, sua barba e cabelo se transformaram em floresta, seu braços e ombros, rochedos, sua cabeça no topo de uma montanha, e seus ossos, pedras. A massa de cada parte passou a aumentar até se transformar em uma montanha (o monte Atlas), e como desejaram os deuses, os céus e as estrelas passaram a descansar sobre seus ombros.
Elessar.
Comentários
Postar um comentário