A Saga da Armadura Grega


E os meus posts da M&M continuam

Cnêmides:

Cnêmides ou Grevas são componentes de armaduras surgidas na Grécia, que se estendiam da canela até o joelho.

No principio eram feitas de bronze ou latão, e posteriormente de ferro. Tinham forros de feltro ou couro (mais comum), e eram amarradas com fivelas de couro, deixando panturrilha com pouca proteção.


Couraças:

Primeiramente confeccionada em couro (surgindo daí seu nome), a couraça (posteriormente, bronze, ferro, entre outros), seria qualquer parte de armadura feita em couro, independente da posição que protegia, mas geralmente relacionada ao peitoral.


Sendo geralmente usada pela infantaria, era feito de couro cozido e prensado, moldada na mão, algumas vezes tingida, e algumas vezes enrijecida com mel.


Fotos: Achiles (Tróia), interpretado por Brad Pitt, usando sua armadura grega com suas cnêmides, couraça, elmo 

Resultado de imagem para aquiles troia


Elmo:


O Elmo tinha a função básica de proteger a cabeça.

Geralmente eram feitos de couro, malha, bronze ou ferro (sendo bronze e ferro feitos em idades mais avançadas, respectivamente). 

O elmo grego, geralmente, era aberto na região dos olhos (obviamente) e em baixo do nariz, não tendo uma proteção de toda a face como o:

( Armet: 


Armet, foi um elmo surgido no século XV, difundido principalmente Itália.

Era diferenciado por proteger toda a face, tendo uma viseira que poderia ser colocada para cima enquanto fora de combate.

Sendo usados por cavaleiros, eram consideravelmente leves permitindo movimentos mais livres por parte do portador. )


Contudo, alguns elmos eram feitos com a área lateral do elmo mais próximas da proteção do nariz (vide o elmo coríntio na primeira foto), eis a comparação:
Resultado de imagem para corinthian helmet          Resultado de imagem para corinthian helmet

Os elmos na Grécia também poderiam indicar hierarquia militar, por exemplo, guerreiro de elmos com crina de cavalo, tinham uma posição maior do que aqueles com um elmo sem crina.




Escudo Grego:

Chamados de Hoplon ou Aspis, eram geralmente feitos de couro, madeira, bronze, ou ferro, com um reforço na parte em que o braço segurava; pesando cerca de 8 a 20 quilos.

Tais escudos eram redondos (Ex: Filme 300) ou sem seus flancos (Exemplo: Escudo de Achiles no filme Tróia)

Geralmente cada guerreiro desenhava o símbolo de sua família ou animais, para causar medo nos inimigos, com exceção dos espartanos que sempre utilizavam um “Λ” que representavam sua terra Esparta/Lacônia.

Existe uma história em que um grego antes de ir para guerra e desenhou uma mosca em seu escudo. Um de seus amigos lhe perguntou o porquê ele tinha desenhado uma mosca no escudo, e ele respondeu: - “Porque quando eles virem meu escudo em suas faces, essa mosca será maior e mais temível que um leão.”

Resultado de imagem para hoplon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Outono, ^.^

O céu. A lua atrás da névoa. As estrelas dentro dos corações.